ESTRUTURA

Curricular

O MPA se diferencia dos mestrados acadêmicos por articular o desenvolvimento teórico com aplicações práticas, no estilo de análise de casos e/ou intervenções em organizações privadas, públicas e/ou terceiro setor.

EM SEU DELINEAMENTO

Estratégico, o Curso:

  • Orienta-se por princípios de flexibilidade, inovação, agilidade e consistência na sua proposta curricular e nas estratégias de aprendizagem.
  • Foca-se na solução de problemas concretos e nas perspectivas de excelência no desempenho da gestão, ao prever projeto de intervenção em organizações privadas, públicas e/ou terceiro setor.
CARGA

Horária

  • A carga mínima do curso é de 360 horas.
  • Créditos: mínimo de 30 créditos sendo 24 créditos em disciplinas e 6 créditos da dissertação.
  • Disciplinas: são nove disciplinas obrigatórias e três optativas, no total de 12 disciplinas.
CONHEÇA A

Estrutura Curricular

Clique nas abas e veja as ementas das disciplinas.

Disciplinas de Formação Geral - 10 créditos


Ementa: Como compreender as organizações contemporâneas? Qual sua natureza? Como entender seu desenvolvimento numa perspectiva histórica? Como interpretá-las? O curso é uma reflexão sobre a complexidade e variedade das organizações contemporâneas que compõem o setor público, o mundo privado e o terceiro setor. Apresenta-se, também, um mapeamento dos estudos organizacionais brasileiros, sua metodologia e qualidade. Encerra-se o curso com uma reflexão sobre a educação e o papel das pessoas na organização do futuro. Como pensar nossa educação continuada ao longo da vida?

Ementa: Conceitos instrumentais e estratégicos do marketing. A dimensão conceitual consiste na criação de uma linguagem comum a discussão das diversas perspectivas conceituais do marketing e suas implicações tanto para a organização como para as atividades do profissional da área. A perspectiva instrumental tem por objetivo criar um referencial comum das possibilidades de aplicação do marketing às diversas esferas de atividade humana. A perspectiva estratégica integra as dimensões anteriores face aos desafios apresentados pelo meio ambiente.

Ementa: Introdução às Finanças Corporativas, Orçamento de capital e Métodos de Seleção de Investimento, O Mercado de Capitais e Análises de Ativos de Risco, Estrutura de Capital e Financiamento de Projetos e Estratégias Corporativas e Política de Dividendos.

Objetivos: Apresentar e discutir as modernas teorias de finanças corporativas, com ênfase nos aspectos de decisão de investimento e de financiamento, Introduzir os principais conceitos e instrumentais de finanças com aplicações práticas em análise, seleção de projetos de investimento e definição da estrutura de capital.

Ementa: Da administração de pessoal à gestão de pessoas: perspectivas teóricas; Cenário e evolução; Processos de gestão de pessoas; Modelos de gestão de pessoas; Gestão de pessoas no Brasil; Perspectiva critica da Administração de RH: controle e dominação.

Ementa: Definições e conceitos orientadores do tema. Invenção versus inovação. A criatividade e a ideação como fatores determinantes da inovação. As condições capacitadoras para a criação de um ambiente organizacional propício à inovação. Principais tipologias sobre inovação. A dinâmica e as características do processo de inovação. Os condicionantes de difusão da inovação. Fontes de inovação no ambiente organizacional. As sete regras da inovação e os modos para mensurar a inovação. A inovação aberta e a cocriação. A Gestão da Inovação e seu alinhamento com a Estratégia Organizacional. As 10 dimensões da Gestão da Inovação. Os Sistemas Locais e Nacionais de Inovação.

Disciplinas Instrumentais e Metodológicas - 8 créditos


Ementa: Ontologia, características e usos da pesquisa qualitativa. O desenho da pesquisa. Diferentes métodos e técnicas de levantamento de informações: etnografia e netnografia; pesquisa de arquivos; observação participante; método biográfico de história oral e de história de vida; entrevistas em profundidade e grupo focal. Tratamento de informações: fundamentos, conceitos e práticas.

Registros e análises de imagem e som; análises de conteúdo e do discurso de documentos e de material obtido por meio de entrevistas. Objetivo Geral: ampliar a formação metodológica acerca da Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais, procurando discutir seus limites e possibilidades, bem como diversos métodos de coleta e análise de dados.

Ementa: Conceitos e métodos aplicados na coleta, organização, descrição, análise, apresentação e interpretação de dados quantitativos. Estatística descritiva e inferencial. Amostragem e cálculo de tamanho amostral em estudos de prevalência, incidência, corte transversal, coorte, experimental e caso-controle. Comparações entre médias de dois grupos: teste z, teste t, teste de Mann-Whitney, teste t pareado e teste de Wilcoxon. Comparações entre médias de três ou mais grupos: Análise de Variância (ANOVA) e Teste de Kruskal-Wallis. Teste do Qui-Quadrado, teste de Fisher, teste de McNemar. Testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. Coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman. Regressão linear simples e múltipla. Regressão Logística. Introdução aos métodos multivariados, especialmente Análise Fatorial, de Clusters e Discriminante. Análise de Séries Temporais. Equações Estruturais. Uso do programa Statistical Package for the Social Sciences" (SPSS).

Ementa: Conceitos e classificação de Ciência. Os tipos de conhecimento. O que é pesquisa? Tipos de pesquisa. Planejando uma pesquisa: A etapa de preparação da pesquisa. A etapa da pesquisa propriamente dita. A etapa da execução da pesquisa. A etapa do relatório final da pesquisa. Caracterização de uma pesquisa em Ciências Sociais.

Ementa: Planejamento e elaboração do projeto de dissertação. Discussão sobre estrutura, partes, conteúdo, normas, delimitações teóricas e metodológicas que compõem um projeto de dissertação.



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